Começa nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo

O Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais, municipais e distrital, inicia nesta segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que vai durar até 2020. Crianças, adultos e idosos farão parte de uma campanha que terá 5 fases, uma para cada faixa etária.

Os adultos também fazem do grupo que deverão ser vacinados, reforçando a necessidade de eliminar o surto atual da doença, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Wanderson Kleber.

Segundo o levantamento de dados do Governo Federal, até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo país, provocando seis mortes. Para garantir a saúde da população, 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, foram adquiridas para a Campanha de 2018. Para 2020, a encomenda foi de 65,4 milhões de doses.

 

Datas da campanha de vacinação

 

7 a 25 de outubro

Público-alvo: crianças de seis meses a 5 anos de idade

Dia D: 19 de outubro

18 a 30 de novembro

Público-alvo: jovens de 20 a 29 anos que não tomaram uma ou duas doses da vacina

Dia D: 30 de novembro

Fases de 2020

Públicos-alvo: crianças de 6 a 19 anos, adultos de 30 a 49 anos e adultos de 50 a 59 anos.

 

“O que é a novidade à qual as pessoas devem estar atentas? De 6 meses a 1 ano, quando não era recomendada a primeira dose, estamos fazendo a chamada dose zero. Vacinar os bebês e depois, aos 12 meses, fazer a dose regulamentar, como se fosse a primeira, e a segunda. Essas crianças a gente vai blindar mais, porque elas são as principais vítimas fatais do sarampo”, salientou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

 

 

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

>
Facebook